O site Autoridade Interna é o projeto pessoal de uma entusiasta por autoconhecimento que se deparou com o Desenho Humano e encontrou nele uma ferramenta fantástica para identificar modos de operar no mundo de forma mais potente e fluida.

Prazer, meu nome é Luciana Morin. Pra você, que está estudando sobre Desenho Humano, pode ser interessante que me apresente como uma Geradora de perfil Modelo Eremita (6/2) 😄. Você pode conhecer um pouco mais a meu respeito e saber mais sobre meu trabalho como acupunturista neste site.
Quando conheci o sistema confesso que senti resistência para considerá-lo válido. Sou grande fã da astrologia tradicional e busquei aprender diretamente com os livros deixados pelos grandes mestres dessa arte – persas, egípcios, gregos – escritos há várias centenas e até milhares de anos. Naturalmente, após me aprofundar nesse conhecimento tão bem embasado, comecei a torcer o nariz pra astrologia pop moderna que é mais conhecida da maioria das pessoas, pois ela realmente não consegue abarcar a mesma complexidade da tradicional.
Em um primeiro momento então, achei que o Desenho Humano fosse mais uma abordagem superficial sem grande valor da astrologia pop, até que me deparei com um ponto muito específico do meu mapa: o posicionamento do Sol. Estudo e oraculo com o I Ching há muitos anos e, quando descobri que meu Sol estava posicionado no Portão 48 (O Poço), com a sexta linha mutável, fiquei embasbacada. Esse é um hexagrama que aparece de forma recorrente na minha vida e sempre achei seu simbolismo belíssimo. Foi quando parei e pensei: ok, tem alguma coisa muito certa nesse sistema tão inusitado!
Comecei a coletar mapas de pessoas conhecidas e grandes figuras públicas para buscar uma maior compreensão das dinâmicas interpessoais a partir das configurações de seus desenhos. As peças começaram a se encaixar na minha mente e pude me desfazer do preconceito inicial, para então mergulhar nas mecânicas do Desenho Humano, descobrindo a grande potência de seguir a estratégia de responder e de sentir a minha autoridade interna sacral. Não foi preciso muito tempo para admitir que realmente estava diante de uma ferramenta muito poderosa de autoconhecimento, e que, apesar de alguns aspectos estéticos e muitos termos usados me soarem apelativos até hoje, a essência do sistema ressoa de forma íntima no meu ser.
Desse modo, fui me aprofundando no estudo do Desenho Humano, o que não foi um processo nada fácil. Dei de encontro com uma escassez de materiais em língua portuguesa – os poucos sites que tratam sobre o tema parecem se limitar à venda de mapas – e, mesmo havendo maior disponibilidade de conteúdo sobre Desenho Humano em inglês, não encontrei nenhuma fonte plenamente satisfatória que reunisse todos os temas de forma estruturada e didática. Por esse motivo decidi criar o site Autoridade Interna e disponibilizar todo o material em português, de forma aberta e gratuita, proporcionando aos buscadores uma experiência que eu gostaria de ter tido no meu primeiro contato com o Desenho Humano.
O Poço

“Penetrar na água e trazê-la para cima.
Indica um poço.
O poço oferece abastecimento,
Mas nunca se exaure.”
Água sobre vento é a imagem do elemento água sobre o elemento madeira, ao qual pertence o trigrama vento. A configuração do hexagrama é similar ao processo de extração da água através da madeira, como ocorre com a árvore, que consome água pela raiz e se desenvolve para o alto, distribuindo-a pelos galhos. Esse movimento ascendente também se repete no poço: o balde de madeira vai ao fundo extrair a água, que é trazida para o alto, distribuída em vasilhames e entregue às pessoas para ser usada como condição essencial na preservação de suas vidas.

Seis na sexta posição.
O poço é plenamente aproveitado.
Não cubra.
Sinceridade e veracidade:
Suprema boa fortuna.
Seis na superior é yin na posição yin do sábio eremita, com retidão. Está no ponto mais alto do trigrama água, o que representa a sabedoria em plenitude; e no ponto mais alto do hexagrama, que corresponde à borda de um poço. “Poço sem tampa” é um poço tão abundante, que simbolicamente não admite tampa porque sua água chega naturalmente na superfície e transborda; ou porque não precisa ser tampado, no sentido de não haver necessidade de racionar o seu recurso.
Que todos possam se servir deste poço com abundância! ☺️